10. Deus Fez um Dia só Para Você

E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” – Evangelho de São Marcos 2:27.

A exigência bíblica de que o sétimo dia da semana seja santificado pode até parecer ilógica, mas, através dela, Deus coloca à prova nosso amor, submissão e total confiança nEle.

Seus Filhos, todos queremos ser. Mas estamos dispostos a nos submeter à Sua autoridade como Pai? Não havia sentido nenhum em Deus denominar uma árvore, dentre as tantas que Ele criara no Jardim do Éden, como “proibida”. Mesmo assim, Ele usou a árvore da ciência do bem e do mal para submeter Adão e Eva a um teste de fidelidade.

Do mesmo modo, você pode não ver sentido algum na guarda do sábado, mas esse foi o dia que Deus reservou para Si, a fim de nos beneficiar. O homem precisa do sábado para exercitar seu livre arbítrio em relação a Deus e para interromper a luta incessante pela sobrevivência entre os homens.

Nesse dia, não pode ocorrer nenhum trabalho. Não pode também subsistir nenhuma hierarquia. Todas as situações de domínio (marido/mulher, pai/filho, senhor/escravo; patrão/empregado; natural/estrangeiro; homem/animal, etc) devem ser postas de lado. Pois esse dia destina-se apenas a culto e serviço, entre filhos igualmente nivelados de Deus.

Assim, por ordem de nosso Pai, o sábado é um dia sagrado, dia de comunhão espontânea com ele e dia de libertação dos efeitos do pecado. Uma vez por semana ficamos livres daquela maldição do pecado contra o homem: “Do suor do teu rosto comerás o teu pão.” E cessamos nosso trabalho. Assim, expressamos nossa confiança na capacidade divina de prover-nos pão, ainda que não trabalhemos, rompendo o ciclo de escravidão ao trabalho e ao Capital.

Uma vez por semana, somos libertos também da maldição da submissão hierárquica proferida contra a mulher: “Teu desejo será para o teu marido.” Nesse dia, desaparecem as diferenças sócio-culturais e econômicas e as relações de poder. Somos todos irmãos e iguais outra vez, como quis Deus desde o princípio. Nesse dia, Seu sonho de igualdade e fraternidade entre os homens, torna-se realidade na Terra do modo como acontece no Céu.

Apenas Deus é soberano no sábado, dia que Ele próprio estabeleceu como santo em favor do homem.

Acredite em Jesus:
Deus usa o sábado para libertar você do pecado e do trabalho!

Uma ideia sobre “10. Deus Fez um Dia só Para Você

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *