11. Deus Separou um Tempo para Você Ajudar e Ser Ajudado

Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem.” – Evangelho de São Mateus 12:11-12.

Se nos arrogamos a condição de filhos de Deus, cabe-nos obedecer-Lhe sempre, sem questionamentos. No Antigo Testamento, o Pai sumarizou essas nossas obrigações para com Ele em dez tópicos, aos quais chamamos “Dez Mandamentos” ou “Lei de Deus”. (Êxodo 20.)

Jesus, que disse não ter vindo anular a Lei, mas cumpri-la, sugeriu que há uma lógica nesse arranjo divino que resultou no Decálogo. Os primeiros quatro mandamentos, que incluem o sábado (“feito por causa do homem”) referem-se ao amor a Deus sobre todas as coisas, enquanto os seis restantes, dizem respeito ao nosso amor tolerante e ativo pelo próximo.

Perceba que, assim sendo, o quarto mandamento é também uma espécie de mandamento-elo, que une o amor a Deus e o amor ao próximo, pois a adoração a Deus no sétimo dia pressupõe o amor ao próximo, esposa, filhos, familiares, vizinhos, empregados, conhecidos, etc. O sábado é, portanto, um dia em que todo ato em favor dos outros é lícito.

É símbolo da liberdade tanto da escravidão ao Trabalho (Capital) quanto da submissão às hierarquias econômicas e políticas; mas é igualmente símbolo da libertação do egoísmo, dia de fazer o bem ao próximo. (Leia Isaías 58:5-14.)

É também dia emblemático da cessação de nossas obras para a salvação. Isto é, o descanso sabático aponta-nos para Cristo, como o descanso espiritual para nossa alma.

O Filho de Deus não aboliu nenhuma vírgula da Lei divina, apenas mostrou que a essência dela é o amor, a Deus e ao próximo. Nenhum mérito há, portanto, na guarda do sábado PARA a salvação. Mas o individuo salvo, justificado por Cristo, será também capacitado por Ele a obedecer todos os mandamentos ou instruções divinas, inclusive o sábado.

Acredite em Jesus:
Deus quer que você faça o bem e descanse, confiando-se aos Seus cuidados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *